quarta-feira, 25 de maio de 2011

História

A cidade de Santa Maria está rodeada por dois corpos dágua principais, o Ribeirão Alagado e o Santa Maria, que dá nome à cidade. Surgido no início da década de 90, este assentamento tornou-se rapidamente um aglomerado urbano com contorno definido de cidade.
Com a consolidação deste núcleo urbano, através das ocupação das áreas livres hoje existentes, espera-se que a cidade atinga o número de 170.000 habitantes em curto espaço de tempo.
O núcleo rural Santa Maria, que começou a ser ocupado em 23 de fevereiro de 1990, permaneceu como área Rural da RA II - Gama até 1992, quando a Lei nº 348/92 e o Decreto nº 14.601/93, criaram a Região Administrativa Santa Maria.
Neste momento a área estava desprovida dos equipamentos básicos de saúde, educação, segurança, urbanização, saneamento e comércio, caracterizando-se por uma forte dependência externa.
Antes mesmo da criação oficial da cidade, os lotes eram distribuidos por órgãos do próprio Governo - com uma antiga Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Serviços Sociais, pela atual TERRACAP e Fundação do Serviço Social - com base no Plano de Ocupação e Expansão Urbana aprovada na 223ª reunião do Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente (CAUMA) que previa a média de 400 a 500 habitantes por hectare.
Sua criação visou atender o programa de assentamento de famílias de baixa renda em lotes semi-urbanizados. O governo loteou um área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu e fixou os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. Santa Maria é composta de área urbana, rural e militar.
Na área urbana, o perímetro urbano da Região Administrativa de Santa Maria resulta em 1.200 hectares de área abrangendo um total de 39 quadras residenciais (QR), 59 quadras de comércio local (CL), 10 áreas especiais, 3 áreas complementares (AC), 3 quadras centrais (QC 01, QC 02 e QC 03) e 2 áreas destinadas a parques urbanos.


Fonte: http://www.santaonline.com.br

Por: Caroline Evelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário