quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pólo Industrial - JK

Com a criação do Setor de Indústria e Comércio de Santa Maria – Lei nº 1.329/1996 –, iniciou-se o projeto do Pólo JK em apoio à Estação Aduaneira de Interior (Porto Seco). O Pólo JK limita-se ao norte com a DF-495; ao sul com a divisa do DF com o estado de Goiás; a oeste com a BR-040; e, a leste, com a Colônia Agrícola Visconde de Inhaúma, a Agroindústria Granja – Asa Alimentos e a Agroindústria de Produção de Óleos Vegetais – CARGILL.

O Pólo JK foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento industrial e comercial de grande porte no DF, beneficiando a população que vive em seu entorno, em especial a de Santa Maria. Em 1994, foi desenvolvido pela Engevix o plano de ocupação da área, dividindo a implantação do empreendimento em três etapas.

A 1ª etapa do projeto, já implantada, desenvolve-se ao longo da DF-495, sendo caracterizada por ocupação rarefeita, possibilitando grande permeabilidade do solo.
A 2ª etapa do Pólo JK apresenta projeto urbanístico aprovado e encontra-se em processo de registro cartorial. Trata-se de ocupação destinada a lotes comerciais e industriais, voltados às médias empresas.

A presente documentação trata do projeto da 3ª etapa do Pólo JK, desenvolvida pela SEDUMA, com base no anteprojeto elaborado pela TERRACAP para uma área de 50, 5 ha, localizada na gleba anteriormente ocupada pela Asa Alimentos, já desativada. O objetivo fundamental do projeto da 3ª etapa é consolidar o Pólo JK como centralidade regional, garantindo condições para o estabelecimento de recintos industriais de grande porte, bem como sedes corporativas.




O projeto da 3ª. Etapa do Pólo JK enfrenta a problemática da desarticulação entre os traçados das Etapas 1 e 2 como um desafio a ser superado e, para tanto, procura estabelecer um traçado que contribua na estruturação urbana do Pólo JK. 


(...)


Tendo em vista as especificidades ambientais do Pólo JK, propõe-se de forma geral que os edifícios deverão contar com seus próprios reservatórios inferiores para captação de águas pluviais que poderá ser reutilizada para o abastecimento de cada edificação ou será dissipada no próprio lote. Com isso, busca-se uma alternativa que defina menores impactos, especialmente no que se refere à drenagem pluvial. 







Entre os projetos de desenvolvimento empresarial do DF, um dos bairros mais destacados é o chamado Pólo Industrial JK - Porto Seco, com lotes de 3.500 m² a 10.000 m², está sendo implantado nesse bairro modelo, empresas degrandes portes, construtoras, indústrias, atacadistas, logisticas, distribuidoras de alimentos, etc... 
Tais como: PEPSI COLA, A gigante americana PepsiCo – dona das marcas Pepsi, Elma Chips, H2OH!, Coqueiro... A indústria será instalada no Pólo JK, que gerará 6 mil empregos.


Será inaugurada sua maior fábrica da América Latina, no aniversário de Brasília, em 2010." O Grupo Gerdauinvestiu US$5,2 milhões na construção da nova unidade no Pólo JK ", Um pólo exportador farmoquímico está em pleno surgimento no DF. A União Química, empresa de capital totalmente nacional e no ramo há 60 anos. Localizado na Saída Sul DF, para GO, BA, MG, SP, RJ, etc... Ao lado da BR 040. 






Fonte: http://santamaria-distritofederal.classificadosmil.com.br/terreno-20-000-m-p-lo-industrial-jk-santa-maria-bras-lia-df-pr-ximo-valparaiso-go-em-santamaria-distritofederal-G5JX




Por: Caroline Evelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário